Innovation Bootcamp é realizado no Campus da Indústria

Posted on December 08, 2020

27-Sep-2018

Innovation Bootcamp é realizado no Campus da Indústria

Com representantes da ENRICH e Instituto Fraunhofer, Bootcamp é realizado no Campus da Indústria

Muitas empresas almejam oportunidades no Vale do Silício e esquecem que a Europa apresenta opções até melhores de investimento. Nos dias 20 e 21 de setembro, o Sistema Fiep,realizou o Bootcamp Innovation Brazil (Encontro de Inovação) com objetivo de aproximar e mostrar as boas práticas para desenvolvimento de negócios, parcerias e acesso ao capital na União Europeia. O evento trouxe representantes da iniciativa European Network of Research and Innovation Centres and Hubs (ENRICH) e Instituto Fraunhofer, que contribuíram com conhecimento e experiência para startups, pesquisadores e empresas presentes.

O organizador e um dos palestrantes do evento, Filipe Cassapo, gerente de Gestão, Inovação e Talentos do Sistema Fiep, explica que o evento trouxe novas ferramentas e processos para facilitar a conexão de ciência, tecnologia e inovação entre Brasil e União Europeia, “É um momento oportuno para colher informações e sugestões para acelerar e fortalecer o ecossistema de inovação do país”, explica. “Precisamos estar atentos a esses polos emergentes, principalmente no leste da Europa, onde temos muito o que desenvolver, trazendo e levando nosso conhecimento, resultando em negócios produtivos para os dois lados”, explica Cassapo.

Entre as instituições de fomento presentes estava a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). “Queremos que mais startups participem do StartOut, que proporciona internacionalização de startups brasileiras por meio de mentorias, identificação de parceiros e concorrentes, pitch trainings e suporte qualificado. É importante estarmos aqui para expandir o programa e disseminar cada vez mais essa oportunidade”, afirmou a responsável pela internacionalização de empresas na Anprotec, Simone Torrescana.

Cases

Um dos cases apresentados foi o da startup Rocket Chat, uma plataforma open source (software de código aberto) para soluções de comunicação instantânea, que alcançou o mercado global e continua em expansão impressionando investidores nacionais e internacionais. “Desde o início, oferecemos uma versão gratuita para ganhar escalabilidade mundial e com esse modelo conquistamos investidores internacionais. As startups que estão surgindo precisam entender que com a escalabilidade você fica mais conhecido e pode se tornar uma referência mundial. Se o seu produto tem qualidade, empodera o cliente e apresenta uma visão bem estruturada, ele possui grandes chances de dar certo”, explicou o fundador e CEO da Rocket Chat, Gabriel Engel.

Com as perspectivas de uma empresa consolidada e reconhecida mundialmente, Rodrigo Carlana, coordenador de empreendedorismo tecnológico da Embraer, trouxe um pouco da história do conglomerado transnacional brasileiro nesse processo de internacionalização e as influências dessa trajetória. “Hoje somos conhecidos como um player mundial e considerados a terceira maior empresa do mundo em aviação executiva. Essa avaliação é resultado de pesquisas de base no mundo inteiro e projetos colaborativos globais.”

O evento realizado no Campus da Indústria e organizado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) faz parte de uma série de ações em parceria com a iniciativa ENRICH. A próxima ação será um webinar gratuito, no dia 11 de outubro, sobre o panorama e a cultura da inovação no Brasil.

European Union flag

ENRICH is an initiative of the European Union, executed in Brazil by the CEBRABIC project, that has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No 733531. Responsibility for the information and views set out in this website lies entirely with the authors.