Brasil e União Europeia vão cooperar em projetos de combate à Covid-19

Posted on December 08, 2020

25-May-2020

Pesquisadores do Brasil e da União Europeia (EU) vão começar a trabalhar conjuntamente em projetos relacionados ao combate à pandemia da Covid-19. A cooperação é resultado do Diálogo Setorial Brasil-União Europeia (UE) “Fomentando Atividades de Geminação em Ciência, Tecnologia e Inovação”. O anúncio da parceria foi feito durante videoconferência, realizada nesta sexta-feira (22), com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

O programa de cooperação entre Brasil e UE selecionou 12 projetos de pesquisa, 6 deles relacionados diretamente ao combate à Covid-19 e outros 6 em setores estratégicos como agricultura, meio ambiente e energia. Os projetos de pesquisa de combate à pandemia em que os pesquisadores vão trocar experiências abrangem ações nas áreas de diagnóstico, tratamento e desenvolvimento de vacinas contra a doença.

Durante a videoconferência, o ministro Marcos Pontes destacou que cientistas de todos os países estão empenhados em encontrar soluções para combater o vírus causador da Covid-19 e seus impactos. “É tempo de aprendizado, de trabalho conjunto e temos várias possibilidades de cooperação. A ciência e a tecnologia têm um papel importante e de grande valor na luta contra a pandemia.”

O secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do MCTIC, Marcelo Morales, reforçou que o MCTIC financia diversos projetos de pesquisa no enfrentamento da Covid-19.  “O ministério investiu quase meio bilhão de reais em pesquisas para o desenvolvimento de vacinas, ensaios clínicos, testes de diagnóstico, sequenciamento e equipamentos, como ventiladores mecânicos. Podemos cooperar com a União Europeia em vários desses projetos.”

“Geminação”

O projeto “Fomentando Atividades de Geminação em Ciência, Tecnologia e Inovação”, *desenvolvido por Mario Neto Borges, do lado brasileiro, e por Gianluca Rossi, do lado europeu, e coordenado pela Diretora de  Infraestrutura de Pesquisa e Políticas de Formação e Educação em Ciência do MCTIC, Maria Zaira Turchi, começou a ser implementado em 2019, no âmbito dos Diálogos Setoriais Brasil-União Europeia

O projeto é coordenado pelo MCTIC e pela Direção Geral de Pesquisa e Inovação (DG RTD) da Comissão Europeia. A iniciativa conta com o apoio das agências brasileiras de fomento Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

A abertura da videoconferência contou com a participação de diversas autoridades do setor de ciência e tecnologia do Brasil e da União Europeia. Entre os presentes, o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez; a diretora para Cooperação Internacional do DG RTD,  Maria Cristina Russo; o representante do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Achilles , o presidente do CNPq, Evaldo Vilela; o presidente da Finep, Waldemar Barroso; e o presidente do Confap, Fabio Guedes. ;

Link: http://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/salaImprensa/noticias/arquivos/2020/05/Brasil_e_Uniao_Europeia_vao_cooperar_em_projetos_de_combate_a_Covid19.html

European Union flag

ENRICH is an initiative of the European Union, executed in Brazil by the CEBRABIC project, that has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No 733531. Responsibility for the information and views set out in this website lies entirely with the authors.